Destaques

quarta-feira, 24 de março de 2021

[Resenha] Minha Sombria Vanessa

Título: Minha Sombria Vanessa
Autora: Kate Elizabeth Russell
N° de Páginas: 432
Editora: Intrínseca
Classificação: 4/5 ⭐⭐⭐⭐

Em 2017, Vanessa Wye, de 32 anos, descobre que seu professor de inglês do ensino médio, Jacob Strane, está sendo acusado de abuso sexual por outra ex-aluna. O escândalo traz à tona lembranças de seu passado e do internato que frequentou, onde era uma estudante talentosa e solitária. Quando Strane começou a reparar em Vanessa, ela passou a se sentir diferente dos colegas, especial. Com quase o triplo de sua idade, o professor reconhecia e elogiava sua inteligência, sua habilidade para a escrita e sua beleza. Assim , aos 15 anos, Vanessa embarcou em uma relação que mudou toda a sua vida. Agora, quase duas décadas mais tarde, ela precisa decidir: permanecer em silêncio, acreditando que seu eu adolescente se envolveu de modo voluntário na relação com o professor, ou encarar a constatação de que talvez tenha sido mais uma vítima. Mas como Vanessa será capaz de rejeitar aquele que considera seu primeiro amor, o homem que a transformou fundamentalmente e tem sido presença constante em sua vida?

Alerta: Cuidado! Esse livro pode conter gatilhos. 

 

Começo dizendo que essa não é uma leitura fácil de se fazer. Aqui encontramos uma narrativa dura, dolorosa e muito chocante. Teve momentos durante a leitura, em que precisei parar e simplesmente respirar. É preciso fôlego para ler "Minha Sombria Vanessa." Confesso que fiquei bastante inquieta e ansiosa pelo final do livro. Minha Sombria Vanessa é bem escrito e com personagens complexos e bem desenvolvidos. 

A obra é alternada entre presente e passado, entre memórias e traumas. Uma leitura perturbadora e agonizante, porém, muito fluida. Vanessa terá que enfrentar uma dura realidade, uma realidade assustadora. Você fica o tempo todo durante a leitura querendo gritar com a protagonista, mas ao mesmo tempo querendo pegar ela no colo e reconfortar seu sofrimento. 

 Fiquei entre o amor e o ódio com esse livro. Minha Sombria Vanessa é um livro muito, muito bom mesmo, não tem uma história feliz, muito menos um final de contos de fada , porém, é bem escrito e nos mostra a realidade, uma realidade dura e amarga, mais uma realidade necessária. 

É uma leitura que super recomendo, mas deixando claro que você terá que embarcar nessa história de coração aberto e pronto para se machucar profundamente até a última página.

"Eu simplesmente preciso muito que seja uma história de amor, você entende? Preciso muito, muito que seja isso."
"Ele dizia que escondido bem fundo dentro de mim havia um romantismo sombrio, do mesmo tipo que ele via dentro de si."



Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

© Momentos de Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in