Destaques

domingo, 15 de abril de 2018

[Resenha] Caixa de Pássaros

Autora: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2015
Classificação: 4/5
Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
Li "Caixa de Pássaros" a um tempo atrás e hoje resolvi disponibilizar a resenha do mesmo. Já vou dizendo que apesar de muitas criticas negativas sobre o livro, eu particularmente me surpreendi muito com a obra.
“Na internet, a situação está sendo chamada de ‘o Problema’. Existe uma teoria bem disseminada segundo a qual, seja lá qual for ‘o Problema’, ele sem dúvida começa quando uma pessoa vê alguma coisa.” 
A única regra em "Caixa de Pássaros" é NÃO ABRA OS OLHOS! 
Malorie e seus dois filhos precisam enfrentar o desconhecido para salvar suas vidas, depois de um surto ocorrido sem explicação. Nem Malorie nem ninguém entende ou sabe ao certo o que as pessoas veem que as fazem enlouquecer. Só sabem que tem alguma coisa lá fora, e que quem ao certo viu, não sobreviveu para contar os detalhes. Existe uma criatura lá fora e Malorie precisa fugir para um local mais seguro, e ela fará de tudo para proteger seus filhos, pois as mortes ocorridas são horríveis e brutais.
“As criaturas são como o infinito. Algo complexo demais para nossa cabeça.”

Dividida entre o passado e o presente, Caixa de Pássaros é uma leitura repleta de momentos tensos e agoniantes.  A cada página você fica totalmente hipnotizado, vidrado e ansiosa por mais e mais. Malorie é corajosa e uma super mãe. Imagine ter que cuidar e proteger duas crianças sem poder abrir os olhos, usar sempre uma venda, cobrir todas as janelas da casa e não deixar sequer um buraco de claridade entrar. Criatividade é o que não falta nesse livro!
“O mundo está confinado à mesma caixa de papelão que abriga os pássaros do lado de fora.”
Mas como tudo não é perfeito, já vou dizendo logo que se você não gosta de suspense e muito menos finais nada esclarecedores, então não leia Caixa de pássaros. Este livro é aquele tipo de leitura que te prende do começo ao fim, sem pausas para respirar, daqueles que você começa a ler e não pensa em nada mais do que no final, e é bem nessa parte que acontece o inesperado: O livro acaba e você fica falando e gritando palavrões, dizendo que foi uma m*rd@ e uma perda de tempo (risos). Porém, depois de esfriar a cabeça e respirar novamente, muda de ideia. Apesar do final não ter sido aquilo que imaginei e consequentemente esperei, todo o restante da leitura valeu à pena. Foram tantos momentos de terror, suspiro, de agonia e torcida, que posso dizer que a obra merece meu respeito. Recomendo com certeza!
"Antigamente, ela poderia ter olhado para um mundo duas vezes mais iluminado e nem teria precisado semicerrar os olhos. Agora, a beleza machuca."

CURIOSIDADE: A Netflix adquiriu os direitos de "Caixa de Pássaros" e está preparando um longa dessa história, com a Sandra Bullock fazendo o papel principal. (Adorei a novidade).

Comentários via Facebook

34 comentários:

  1. Oi, Pollyanna
    Eu comprei Caixa de Pássaros por causa das resenhas positivas da obra, mas no fim, fiquei com preguiça e perdi o interesse, então acabei passando pra frente. Já sabia que tinha um final em aberto, mas não sei se leria, mais porque apesar da trama me chamar atenção, eu nunca consigo ler um livro de suspense, sempre empaco.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã. Ao contrário de você, a maioria das resenhas que já li, foram todas negativas. Mais mesmo assim, arrisquei e li, e ainda bem que gostei. (apesar de terminar a leitura e querer queimar o livro hahaha). Tomara que qualquer dia, você mude de ideia e consiga ler. Bjos

      Excluir
  2. Oi Polly! Vivo um dilema sempre ao falar desse livro. Comprei quando lançaram, devido ao tamanho hype em cima dele, e não sei se gosto ou não. Tudo por causa do final. A leitura em si, é vertiginosa, você quer saber o que acontece quando alguém abre os olhos, o que as pessoas vêem, que maldição é essa criatura! Eu li feito louca, porque queria saber como ela conseguiria sair daquele desespero com duas crianças pequenas, sem poder abrir os olhos? É mesmo de tirar o folego! Mas chega o final e você fica o que, como assim, cadê o final? Eu não sei se gosto ou não. Claro que foi uma leitura incrível, mas pra mim, ficou inacabada.


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo você Aline, pois também fiquei desse jeito. Mais a leitura foi tão avassaladora que resolvi ficar com o "gostei". Mais confesso que o final é de matar a gente do coração, matar de raiva. hahaha

      Excluir
  3. Oi, Pollyanna!
    Eu fiquei do mesmo jeito que você quando o livro terminou haha
    Me senti usada e como se tivesse perdido um tempo precioso, mas não. Logo vi o quanto tinha ficado preso ao livro e como a escrita e o suspense me deixou tensa do começo ao fim. Valeu a pena cada palavrinha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos pensamentos foram iguais Mari. Exatamente assim que me senti!

      Excluir
  4. Adorei esse livro quando li. Achei sensacional.
    Fora o autor que foi muito "gente como a gente" na bienal aqui do rio. Me ganhou na hora!
    Estou mega ansiosa com o filme também! Não vejo a hora
    !!
    Parabéns pela resenha!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana, que o autor é "gente como a gente", gostei de saber disso. Agora é só esperar pelo filme né, super ansiosa também.

      Excluir
  5. Polly do céu, eu sou louca para ler esse livro, ele está na minha estante faz uns 3 meses e eu sempre deixo para depois, eu tenho certeza que irei amar a leitura, e só escuto bons comentários do livro!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá esperando o que mulher, hahaha. Só não se esqueça que o final não é nada esclarecedor hei. Mais vale super à pena a leitura! Espero que goste.

      Excluir
  6. Oie,

    Todo mundo fala bem desse livro que acabei colocando na lista de leitura.
    Já vou ficar preparada para respostas nada esclarecedoras.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar desse ponto negativo Jessica, a leitura vale muito à pena, muito mesmo. 😊

      Excluir
  7. Somos duas então Karini, não sou do contra mais resolvi não ouvi os comentários, li e gostei bastante. Bom pra gente né! 😊

    ResponderExcluir
  8. Eu to louca por esse livro justamente porque vai sair a adaptação. Acho a premissa interessante demais e certamente é diferente de tudo que estamos habituados né? Sandra como protagonista certamente vai arrasar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Dayhara. Concordo com você, a Sandra vai arrasar nesse filme, tenho certeza.

      Excluir
  9. Nossa, preciso ler esse livro!!
    Tenho um exemplar dele na estante desde o lançamento, mas ainda não tive a chance de conhecer essa história. Pela sua resenha, parece ser o tipo de livro que eu amo!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você já tem um exemplar dele na estante Camila, pois agora é só começar a leitura. 😉

      Excluir
  10. Olá!
    Assim que esse livro saiu eu fiquei louca para conferir essa história, mas com o tempo fui colocando outros livros na frente e acabei deixando de lado. Mas a cada resenha que leio fico mega curiosa e bate aquela vontade de ler, adoro suspenses, mas odeio finais sem explicações. A Netflix está dominando as adaptações rs' estou bem curiosa já!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Tahis, esse é justamente o problema, esse livro é aquele tipo de leitura que te prende a atenção, desde as primeiras páginas, porém, o final é de matar. Mais para muitos, isso não foi um problema. Mas você disse que odeia finais sem explicações, então não sei se esse livro funcionaria para você. Você lendo mesmo! Também estou super curiosa! hahaha

      Excluir
  11. Oie, tudo bom?
    Além da Sandra, tem também a Sarah Paulson (maravilhosa) no longa!
    Eu AMEI o livro, achei que acabou do jeitinho que precisava. Só estou preocupada com as cenas das criaturas, pois como elas não são descritas no livro, tenho medo do que pode ser feito no filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Jéssica, que bom que você não quis rasgar o livro no final. hahaha
      Porque eu queria gritar de ódio! Mais depois passou. Agora teremos que aguardar e torcer pro filme não ser uma tragédia né. Acho que essa questão das cenas das criaturas, tá sendo a preocupação de todos.

      Excluir
  12. Esse livro está na minha meta desde que lançou, finalmente comprei e agora preciso de tempo para ler. Eu adoro esse tipo de história, e pelas resenhas que eu li, vou amar a leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Dessa! Tenho certeza que vai gostar. 😊

      Excluir
  13. Eu amo suspenses, mas definitivamente finais que não são esclarecedores costumam me estressar. Um bom suspense pode não ter um final "esperado", mas o mínimo é que feche alguns pontos.

    Já ouvi falar bastante de Caixa de Pássaros e tenciono sim dar uma chance à história. Talvez perca a paciência com o final, mesmo assim vou arriscar.rs É uma trama diferente e só por isso eu já leria.kkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Luna. Na hora dar aquela raiva, mais depois passa. hahaha A leitura é tão boa, e nos prende do começo ao fim, e só por isso já vale muito à pena.

      Excluir
  14. Olá! Tudo bom?

    Já fui para um evento em que debateram sobre esse livro, confesso que no inicio eu fiquei hiper curiosa sobre a obra em si, até que o palestrante lá falou sobre o final, ou melhor, sobre o "não" final. Me decepcionei ao saber e desisti da leitura a partir daí. Acho o enredo super interessante, e não posso afirmar que não irei lê-lo, pois é como você disse, o livro em si vale muito a pena, então acredito que se eu tiver a oportunidade eu não a perderia ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho muita curiosidade para ler este livro, mas as vezes fico desanimada porque já li muita gente falando que não gostou do final. Quanto ao filme, com certeza verei porque tem a Bullock e eu sou muito fã dela.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Polly

    Vou te falar que eu li mais resenhas positivas do que negativas sobre Caixa de Pássaros. A maior parte das resenhas negativas implicaram com o final realmente, mas eu curti a leitura e achei que ela valeu a pena mesmo com aquele final. Tenho certeza que o autor terminou o livro daquela maneira porque ele pretende escrever uma continuação, a esperança é a última que morre! Ahhahaah

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Amo a escrita desse autor. Li Piano vermelho também e adorei pois segue nesse thiller psicológico. Apesar de Caixa de pássaros deixa meio que uma interpretação em aberto para o leitor estou bem curiosa com a adaptação dessa história.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu vi muitas resenhas sobre esse livro quando ele foi lançado e confesso que nenhuma me empolgou a ler. É um gênero que eu quase sempre evito e não vi nada no enredo que me motivasse a ler.Lendo sua resenha, percebi que a leitura realmente não iria me agradar, até mesmo por causa do final em aberto.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que você tenha se surpreendido positivamente com a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Eu não li o livro ainda, mas por todas as resenhas que já li, o autor quis manter o mistério de acordo com a imaginação do leitor, o que causou a sensação de final aberto. Apesar disso, tenho muita vontade em ler esse livro e descobri esse final tão polêmico.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?

    Ah, eu acabei conseguindo esse livro numa troca do Skoob e só solicitei pois vi, na época, muitas pessoas elogiando a obra. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas está na minha lista de leituras de maio e espero conseguir terminar antes da estreia da adaptação, pelo menos, rs. Achei a premissa interessante e quero ver como o autor desenvolveu a história, sendo que não podemos ver nada - e também fiquei curiosa como isso será abordado no filme. É uma pena que o final seja aberto, já que eu, particularmente, não gosto, mas já lerei sabendo dessa característica e não terei expectativas tão altas em relação a isso.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Sou um eterno apaixonado por suspenses, e essa história sempre esteve nas minhas metas de leituras. Após esta sua resenha minha curiosidade aumentou mais ainda, pois sei que ficarei bem instigado capítulo a cada capítulo. Não sabia que teríamos uma adaptação. Mas isso é outro ponto forte para início desta leitura, logo logo.

    ResponderExcluir
  22. Eu amooo demaaais A Caixa de Pássaros, pra mim é um dos melhores livros do gênero. Eu acho que muitas pessoas esperavam por um terror, daqueles bem pesados, mas o suspense e a tensão que ele transmite pra mim é muito mais "gostoso" na hora de ler. Eu estou doida pela adaptação, espero que eles consigam transmitir a história da melhor forma.
    Beijos
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir

Instagram

© Momentos de Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in