A chegada de dois jovens - o rico e promissor Charles Bingley e seu
amigo, o altivo e ainda mais rico Fitzwilliam Darcy - à vila de
Longbourn causa um grande alvoroço entre as moças da região.
Especialmente na família Bennet, cujas cinco filhas - a bela Jane, a
sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia -
foram criadas com um único propósito na vida - encontrar um bom marido.
Tudo que elas desejam são os intermináveis compromissos sociais, bailes
e jantares, oportunidades perfeitas para cumprirem seu destino.
O título do livro "Orgulho e preconceito" já diz tudo. Pois conta a história de uma moça chamada Elizabeth Bennet, e de um homem chamado Darcy. Ambos cheios de preconceito e orgulho. Os dois se conhecem em um baile, que Elizabeth e suas quatro irmãs vão. Só que de cara, Elizabeth não gosta dele.
Mas ao decorrer da leitura vamos nos surpreender como amor é capaz de superar barreiras como o orgulho e o preconceito, e também as diferenças sociais.

Falar desse clássico é uma honra, não tenho palavras para descrever o que sentir ao ler novamente "Orgulho e preconceito." Algum tempo atrás eu tinha lido ele, mas resolvi ler de novo para poder fazer a resenha. E posso dizer com toda certeza que esse livro é um daqueles clássicos, que todo mundo deveria ler. É um livro que envolve a gente do começo ao fim, personagens tão reais, que nós faz pensar e refletir sobre a vida, pois o enredo deste livro mostra exatamente como as pessoas eram, preconceituosas, inseguras, e principalmente orgulhosas, não muito diferente de hoje. Mas também apaixonadas, como é o caso da personagem Elizabeth Bennet.
O melhor de tudo nesse romance e que, muito diferente de outros romances que já li, ele não mostra uma moça super apaixonada, morrendo de amores, e um rapaz super gentil e sem defeitos. Ele mostra duas pessoas totalmente diferentes, orgulhosas, cheia de preconceitos, que se odeiam plenamente. O amor vem de mansinho, chega sem ser descoberto, construido gradualmente. E isso é o que mais me chamou atenção neste clássico.
Orgulho e preconceito não é só um romance qualquer, é um relato onde podemos conhecer sobre os costumes de antigamente, costumes que me deixam pasma até hoje. Como que pode as pessoas se casar sem amor, só porque os pais determinaram isso. Minha vó se casou dessa forma, sem mesmo conhecer meu vô, o amor veio com o tempo. E quando ela me contava a história ficava sempre de boca aberta, e confusa. (Ainda bem que em muitos casos, o casamento dava certo né?!)
Esse livro é uma cortesia da Editora:

Eu já vi o filme, porém ainda quero muito ler o livro!
ResponderExcluirTanto ele quanto o Razão e Sensibilidade (que eu também só assisti ao filme).
Excelente semana para você!!!
Beijos
Gisele Carmona
http://giselecarmona.blogspot.com/
Estou super curiosa para começar a ler esse livro. Sempre li resenhas bem positivas e que enchia o livro de comentários bons (a sua é só mais uma prova disso) e acredito que isso fez minha vontade aumentar a tal ponto que mal posso esperar de terminar A Passagem para começar a lê-lo...
ResponderExcluirBeijinhos, Amanda Cristina.
www.primeiro-livro.com
P.S.: Todos os pontos da Gincana já foram contabilizados sim.
A resenha do "Razão e Sensibilidade" estava demais, esta então...
ResponderExcluirQuero muito, muito, muito ler ete livro da Martin Claret! :D
AH! E tem promoção do livro "Julieta Imortal" rolando! (:
http://www.pronomeinterrogativo.com
Este livro é lindo, foi o primeiro da Jane que li, e gostei muito!!!
ResponderExcluirAmei sua resenha, e o filme também é maravilhoso, tenho o DVD e já assisti muitas vezes!
bjos
Jack
www.mybooklit.blogspot.com
Nunca li esse livro, mas eu adoooro o filme. Vivo dizendo que vou tirar um tempo pra ler ele, mas nunca consigo. Amei o post!
ResponderExcluirBeijitos
http://www.bookpetit.com
Há Poliliana ! Eu tenho o livro e o filme, e muito lindo a historia.
ResponderExcluirAmei seu post.
Feliz Natal .
Beijos.
Ameeeeei a resenha!!
ResponderExcluirNão sei porque, mas nunca tinha me interessado muito para ler os livros dessa autora, mas eu gostei mesmo das suas descrições e tudo o mais.
Eu adoro romance de época, e isso combinado a mocinhas que não se apaixonam totalmente de cara pelos mocinhos... O livro parece realmente ótimo!
Parabéns pela resenha
Beijoss
Thaís - Berchim e etc
Morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito *-* Nem o filme eu assisti, acredita? Q UAHSUAHSUAS Adorei a resenha e amei o papai noel e sua rena passando aqui no seu blog, que fofo *-* UAHSAUHSAU
ResponderExcluirBeijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Gracias por la recomendación, cuando llegan estos días tan entrañables donde compartimos ilusión y alegrías con mis mejores deseos, ¡feliz Navidad!.
ResponderExcluirun abrazo.
Polly,
ResponderExcluirAmo este livro. É o meu favorito. O filme também é muito bom. Adorei a resenha e seu blog é lindo.
Parabéns!
Marina - Instante Literário
Obrigada! *.*
ResponderExcluir