Resenha: O Médico e o Monstro

Título: O Médico e o Monstro
Autora: Robert Louis Stevenson
Editora: Martin Claret
★ ★ ★

Em O médico e o monstro, o leitor acompanha perplexo os dramas do dr. Jekyll, diante da faceta assustadora de sua própria personalidade: O temível sr. Hyde. A história aborda a dialética dos valores morais em sua forma mais assombrosa e vai além do bem e do mal da alma humana.

Em "O médico e o monstro", conhecemos o advogado John Utterson, homem de fisionomia severa, que jamais se iluminava por um sorriso, frio, concentrado e de poucas palavras. Mas isso não impediu Utterson de ficar intrigado, quando seu amigo e parente Richard Enfield lhe descreveu uma situação de extrema crueldade. 

"De repente, vi duas pessoas: um homem que marchava a passos largos, caminhando para a parte oriental, e uma menina que parecia ter entre oito e dez anos, que vinha correndo quanto podia, numa rua transversal. Pois, meu amigo, os dois foram naturalmente esbarrar um no outro, ao se encontrarem na esquina. E então sucedeu o mais horrível da história, porque o homem passou tranquilamente em cima da menina, deixando-a a gritar estendida no chão." Pág. 174

Ao ouvir todo relato do amigo, Utterson quis saber dos detalhes, e foi quando descobriu que o cheque dado como indenização para família da menina, pelo tal homem cruel chamado de Edward Hyde, que mais parecia uma criatura, uma encarnação de algum demônio terrível, era assinado por outra pessoa, e o que era pior, o cheque era de seu amigo Henry Jekyll, um médico respeitado, de uma conduta moral rígida, de boa aparência e caráter irrevogavelmente indiscutível, alto de um semblante calmo e sereno. Chantagem? Era o que todos pensavam...
Preocupado, Utterson chega em casa, abre o cofre e pega um envelope, onde consta o testamento do seu amigo e cliente Jekyll. Ao analisar suas cláusulas ele observa algo que o deixa mais preocupado e desconfiado. O testamento dizia que se o doutor desaparecesse ou moresse, toda a sua fortuna deveria ser entregue ao Sr. Hyde. Depois de tudo isso, Utterson resolve investigar este tal de Hyde, que até então era desconhecido, e os poucos olhos que o viram, o consideravam um homem misterioso e de uma aparência nada amigável, mais sim assustadora.
Durante a investigação, fatos entranhos e assassinatos acontecem, e isso faz Utterson ficar cara a cara com Hyde. E o que ele ver é um homem mostruoso, de feições severas, e isso só deixa Utterson mais determinado a desvendar o mistério deste homem, e sua relação com seu amigo, o Dr. Jekyll. Pois Utterson acredita que Jekyll corre perigo, e que ele está sendo chantageado.
Ainda muito desconfiado, Utterson não compreende porque o Dr. Jekyll, teima em defender e proteger Hyde, mesmo depois de todas as atrocidades e crueldades cometidas pelo mesmo. Mas o mistério não demora muito para ser desvendado, e Utterson fica perplexo e supreso diante de um caso tão assustador.

O que vemos neste livro é um homem cansado de sua vida monótona, onde o mesmo resolve se rebelar e "brincar de Deus." Uma história cheia de suspense e muito sinistra, onde o homem liberta sua dualidade, sua personalidade maligna, sem culpa ou remorso, podendo assim, fazer tudo que era condenável e reprovado pela sociedade.
Li "O Médico e o monstro" tão rápido que nem percebi. Uma leitura leve, e bastante agradável. Fiquei fascinada com o mistério da trama, que consegue prender à atenção do leitor do início ao fim. É incrível como a obra representa a dupla personalidade do homem "A boa e a má." Um clássico do mistério. Recomendo

"O lado mau da minha natureza, ao qual acabava de dar corpo, era menos robusto e  menos desenvolvido do que o lado bom, de que me tinha desintegrado." Pág. 2012

"Assim como o lado bom resplandecera na fisionomia deste, o outro lado estava escrito na face daquele. Além disso, esse lado mau - que suponho seja a parte mortal do homem - deixava-me no corpo uma marca de deformidade e degenerescência. E contudo, quando olhava no espelho para essa feia imagem, não sentia nenhuma repugnância, antes um alvoroçado prazer. Pois se era eu também!" Pág. 212


CURIOSIDADE: A história de Stevenson baseou-se na vida dupla de um habitante de Edimburgo, na Escócia, chamado William Brodie: de dia ele era um respeitado marceneiro; à noite, roubava as casas dos moradores da cidade. Créditos

Essse livro é uma cortesia da Editora:

33 comments

Folheto Nanquim 21 abril, 2012

Muito bem abordado a resenha do livro.
Parabens.
e muito grato por sua visita no Folheto Nanquim.
bjos

Rafaela. 21 abril, 2012

Oi Pollyanna! :)
Excelente resenha, flor! Adorei.
Este livro é um clássico, muito bom!
E esta edição está fantástica.

Beijocas.
www.artesaliteraria.blogspot.com.br

Dandara 21 abril, 2012

Oi! Parabéns pela resenha! =D

www.falandodelivros.com

escutaessa.blogspot.com 21 abril, 2012

Muito boa a sua resenha!
Eu adoro o médico e o mostro, realmente é um clássico maravilhoso!! Li há alguns anos atrás e agora me deu vontade de ler novamente ;)
Parabéns pela resenha

Renata
http://escutaessa.blogspot.com/
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa

Ju 21 abril, 2012

Oi Pollyanna!!!

Muito boa a sua resenha! Acho essa história fascinante, não me lembro de ter lido o livro mas conheço a história. Também, é um clássico, e mesmo quem não leu com certeza já ouviu falar, né?

Beijo!

Ju
entrepalcoselivros.blogspot.com.br

Fernando Turozi 21 abril, 2012

Nossa Polly, quanta crueldade !! É bom de vez em quando ler algo que mexa conosco, não acha ? hehe Acho que vou gostar de O Médico e o Monstro, pois é meio no estilo de 'O Morro Dos Ventos Uivantes' todo o cenário sombrio e etc.. Adorei a resenha :]
FErnando

http://nerdliterario.blogspot.com.br/

Folhas de Sonhos artesanatos 21 abril, 2012

Esse livro é incrível, muito bom mesmo. Que bom que gostou!

abraços,
Luciana
http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

Jacqueline Braga 21 abril, 2012

Uau, nunca li o livro, mas depois de ler a resenha preciso ler este clássico, pois não dispenso uma história sombria e com um personagem com dupla personalidade.
Bjos

Camila Márcia 21 abril, 2012

Oie, eu já li O Médico e o Monstro e confesso que gostei bastante, tem aquele ar de mistério que embala a história e é impossível não despertar a curiosidade. Adorei a resenha.

Bjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

Angela Graziela 21 abril, 2012

Uma estoria bem forte
Por agora acho que não pegaria para ler
Mas gostei da resenha

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

♥ Paty ♥ 22 abril, 2012

Muito interessante o assunto tratado, mas confesso que leituras que envolvem um certo suspense/terror não é o meu forte rsrsr. Beijos

http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

Bianca 22 abril, 2012

Não sou tão fã de clássicos, mais gostei deste. Acho bacana livros de suspenses e terror. Beijos

Bianca *_*

Thaís Ranchel 22 abril, 2012

Parabéns pela resenha!!! Adoro mistério e suspense. Gostei dos dois últimos quotes.
Abraços

Marcos 22 abril, 2012

Adorei a resenha, já tinha ouvido falar do livro, mas não tenho vontade de ler esse livro ;/ mas quem sabe um dia néh.

bjs... @hyuugamarcos

http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

Michele B. 22 abril, 2012

oi, adorei sua resenha
tenho votade de ler esse livro!

estou seguindo o seu blog
segue o meu tambem

http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

@lostgirlygirl

bjos

Marcinha 22 abril, 2012

Adorei a resenha!
Muito interessante o livro, quero ler.
Bjinho ♥
www.jeitinhofemininoblog.com

Luara Cardoso 22 abril, 2012

Eu li uma resenha desse livro no qual diziam que o livro era um pouco lento e não era tão sinistro assim.
Mas agora você disse que ele é bem sinistro.
GEEEEEENTE, vou ter que pegar esse livro pra ler só pra tirar minhas próprias conclusões.

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Nizete 22 abril, 2012

Ótima resenha!
Já conhecia a história, afinal é bem antiga... Mas da forma que você expôs ficou tentadora re-ler o livro.
É sempre bom re-lançar livros que fizeram sucesso, a nova geração DEVE conhecer os ótimos livros que um dia foi sucesso nas mãos de nossos pais, avós e muito mais.
Gostei da dica!
Parabéns
Bjão
Ni
ciadoleitor.blogspot.com

Dayanne 22 abril, 2012

Li o médico e o monstro muito tempo atrás. E hoje depois de ler essa resenha, fiquei muito tentada a pegá-lo novamente para ler. Um clássico tão conhecido, que qualquer leitor se apaixona! A leitura realmente é leve, bem diferente de alguns clássicos que tem uma leitura pesada e lenta. Parabéns pela resenha e pela dica.
Bjos

Leandro de Lira 22 abril, 2012

Oi!
Este livro parece ser bem interessante. Fiquei tentado a lê-lo.
Sua resenha está ótima!
Abraço...

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com

Blake 22 abril, 2012

Adorei a resenha!
Eu já li esse livro e adorei!!!

Amore têm 3 PROMOÇÕES lá no Blog recheadas de LIVROS! Depois passe por lá e confira!!!

BjO
http://www.the-sook.blogspot.com.br/

marla 22 abril, 2012

Gostei do enredo do livro, a estória parece ser bem movimentada.
Ótima resenha!!!
*bye*

Louca por Romances

- LoolaB 22 abril, 2012

Polly! Que resenha bem escrita, bem argumentada e que aguça a curiosidade, meus parabéns!
Não li esse livro e não faz muito meu estilo, mas adorei a capa.
Talvez um dia.

Beijinhos :*
@pirulitolimao

Mayara 22 abril, 2012

Eu não sou a maior fã de clássicos, mas este livro chamou minha atenção. Já ouvir muitas histórias e várias adaptações do mesmo, mas a original ainda não. Acho que chegou a hora!

Iana Paulinha 22 abril, 2012

Que massa deve ser mt bom mesmo =D



BEIJÃO AMORE! ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br

Renato Almeida 22 abril, 2012

De tanto falarem desse livro, sinto curiosidade em ler!

Rafael Fernandes 22 abril, 2012

Seu blog é lindo, parabéns. Não é fácil mantê-lo, sei bem... Sobre a resenha, adorei. Parece ser bem sinistro a história.

Rafa.

WebTeen 23 abril, 2012

Não li o livro, mas aforei a resenha! Quero ler!
beijos

Dé Lima 23 abril, 2012

Eu sempre ouvi falar desse livro, mas nunca cheguei a ler. Deve ser interessante ver os dois lados da personalidade do médico respeitado. Gostei bastante da resenha!
Beijos!

Radames 23 abril, 2012

Já ouvir falarem tanto deste livro, e acredita que ainda não li. Resenha ótima esta viu!!! Quem sabe um dia.
Beijos e abraços

Thalita Oliveira 23 abril, 2012

Curti a resenha, sempre tive curiosidade por ler esse livro, mas nunca tive a oportunidade .-. , espero poder ler em breve ;).

Beijos,

Cantinho de uma garota
@thalita0liveira

Denise 24 abril, 2012

Li esse livro pq é citado em Crepúsculo (sim, sou dessas) e depois fui entender melhor sobre ele na faculdade, qndo a prof de literatura explico a parte pscicológica dele e tal.

É um livro mto interessante, mostra que todos tem um lado bom e outro ruim, eu penso assim.

Bjus, @dnisin
http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

Estefânia 25 abril, 2012

Gostei da resenha! Eu não conhecia esse livro, mas vejo pela resenha que ele é muito bom!

Beijos

Fani | Hora da Leitura

Postar um comentário