Destaques

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Resenha: Persuasão


Editora: Martin Claret
Autor: Jane Austen
Onde comprar: Submarino

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

Hoje cheguei ao fim do livro da Jane Austen, Edição especial que recebi da Editora Martin Claret. Edição esta, que une três livros da autora: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão. Cada um melhor que o outro, cada um com sua devida importância.
Persuasão é sobre Anne Elliot, uma jovem que aos olhos do pai e da irmã Elizabth não tem muita importancia. Mas para Lady Russell, Anne é como uma filha. E é por causa disso que Anne termina um noivado com Frederick, isso a oito anos atrás, por Lady Russel achar que ele não está a altura da bela Anne, e por sua família ser contra, simplesmente pelo fato da vida financeira de Frederick. Oito anos se passa e eles se encontram novamente, agora Frederick se tornou o Capitão  Frederick Wentworth. Anne continua apaixonada, mais Frederick está frio e distante, deixando ela confusa em relação a eles. Como estão frequentando no mesmo círculo de amizade, eles são obrigados a conviver em alguns momentos juntos. Quando as coisas parecem melhorar, Frederick se mostra interessado em outra. Será que Frederick ainda ama Anne? Será que ambos  vão se apaixonar por outra pessoa?
Persuasão me deixou por vários capitulos me fazendo essas perguntas, e confesso que cheguei a ficar triste em muitos momentos por causa disso. Fiquei muito confusa quando Anne recebe uma carta, fiquei me pergutando o motivo daquela carta, louca para saber o que estava escrito, mais morrendo de medo de ler. Fiquei uns minutos imaginando o que seria, só depois tive coragem de continuar a leitura.
De todos a Anne foi quem me conquistou, mulher forte, de bom caratér, bondosa, suportou tudo e todos com firmeza. Mesmo quando sua irmã e seu pai preferiam a companhia da sra. Clay, amiga de Elizabth ao invés da dela. Não gostei de Mary, mulher chata, reclamava de tudo. E também não gostei do pai de Anne, homem cheio de preconceitos. Mas confesso que me deixei levar por um tal de sr. Elliot, e depois me arrependi. (Risos)
Nessa versão da Editora Martin Claret, temos a chance de conhecer um capítulo que foi excluído, que levava a um final diferente. Jane Austen não gostou do último capítulo, e mais tarde fez outros dois capítulos substituíndo. Gostei muito da leitura de Persuasão e adorei o final. Confesso que é dificil escolher entre as 3 obras do livro, pois cada uma tem sua importância. Termino dizendo que se você ainda não leu nenhum livro da Jane Austen, então não perca tempo... E um conselho melhor ainda: Compre essa edição especial. Sabe por que? Ela está linda, perfeita, e quando você ler um livro da autora, não vai querer ficar só em uma, posso afirmar isso. E essa edição vem com três livros. (Risos)

Eu só posso agradecer a Editora Martin Claret.


Esse livro é uma cortesia da Editora


Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Acredite,mas ainda não li esse clássico que todos falam muito bem.A história parece linda.Pois,trata-se nada mais nada menos do que Jane Austen,né..Sua resenha me deu a certeza que não posso deixar passar esse livro..
    Linda resenha!
    Bjs...
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  2. Aaaai, eu quero muito ler os livros dela!
    Adorei a resenha,bjs

    ResponderExcluir
  3. Da Jane Austen só li Orgulho e Preconceito por enquanto. Esse título também parece ser muito interessante, vou colocar na listinha. Gotei da tua resenha!

    Carine
    @meiolivro
    meiolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro da autora
    Mas sempre falam que é muito bom
    E me apaixonei quando assisti orgulho e preconceito

    Beijos e Feliz 2012

    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. eu sou apaixonada por esse livro,ainn quero o frederick para mim >.< eu imaginava ele lindo e depois que assisti o filme ainn senhor!!!
    E a Anne tao culta e sensivel *--*
    AMO
    AMO
    E AMEI SUA RESENHA POLLY !!!
    BEIJOS
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Excelentes a resenha e o blog!!

    Voltarei :)

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Primeira vez aqui!!
    Ahh, adoro Jane Austen. Não tem nem o que falar.
    E muito boa a resenha.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  8. Polly, seu blog é lindo. Também estou querendo montar um blog sobre livros. Se eu montar, posso contar com você? Adorei mesmo seu blog. Já estou seguindo. Grande fã. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Adorei aqui. Muito lindo.
    Minha meta para 2012 é ler Jane Austen. Nesse mês de Férias eu assisti Orgulho e Preconceito 5 vezes. Em um mês!

    Espero me apaixonar por Jane Austen!

    =*

    ResponderExcluir
  10. Não deixa passar mesmo não Zilda! Você não vai se arrepender! ☺
    Ana caroline, também quero Frederick pra mim! kkkkkkk
    Com certeza pode contar comigo Estefanie! ☺ E obrigada pelo carinho!
    5 vezes Lorena! Já assisti 2 vezes! Mais te entendo, é tão bom que também tenho vontade de assisti de novo! rsrsrsrs
    Obrigada meninas pelo carinho deixado aqui no blog!
    Que 2012 seja cheio de coisas boas e sonhos realizados a todas!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Já li Orgulho e Preconceito da Jane Austen, mas os outros dois ainda não. Adorei a resenha e vou já na submarino ver o preço para comprar.
    beijos
    adriana

    ResponderExcluir

Instagram

© Momentos de Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in