Você Precisa Saber

Você Precisa Saber, é a nova coluna do blog, onde pretendo fazer algo diferente. Abordarei assuntos diversos e ainda não sei como será a frequência das postagens.


Leitura é um momento de prazer, e precisa ser incentivada.


Você sabia que é mais fácil se tornar um leitor, quando o incentivo vem ainda na infância?

Desde criança fui incentivada por meus pais a ler, principalmente por minha mãe, que sempre leu histórias pra mim, nunca me obrigou a ler um livro, sempre repetia a leitura do mesmo livro quantas vezes eu quisesse e sempre me deixava folhea-los. O resultado? Os livros se tornaram minha paixão!

É importante que a criança seja incentivada, e esse incentivo deve ser iniciado pelos pais desde a infância da criança. A criança tem que brincar se divertir, mais também necessita e deve aprender e ter amor pelos livros. O gosto pela leitura, nada mais é do que o reflexo do uso da mesma em casa. Ler é viver, sentir, viajar, conhecer, colorir, questionar, encontrar respostas, é sentir-se junto, mesmo estando só. 
De acordo com os especialistas, se o pai e a mãe não têm o costume de ler, dificilmente as crianças terão o gosto pela leitura. Saiba que a família sempre atua como um exemplo para os pequenos, pois sabemos que eles tendem a imitar as atitudes dos adultos. O hábito de ler antes de dormir ou em algum momento de folga, aproxima pais e filhos. Além disso, desperta o prazer pela leitura e desenvolve a imaginação das crianças. Ouvindo o pai ou a mãe contando uma história, tendo contato com livros, observando o pai lendo jornal, esses são simples exemplos, mais que fazem uma diferença enorme na vida de uma criança. As crianças estão cada dia menos acostumadas a ler.
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos nossos filhos. 
Você sabia que muitas crianças só tem acesso a materiais e ambiente de leitura na escola? É importantíssimo proporcionar momentos de leitura para as crianças. O valor e a importância que se dá à leitura começa em casa, muito antes das “letras” e da escola. É importante que as crianças já tenham contato com livros, mesmo que ainda não saibam ler. O primeiro contato da criança é feito oralmente, através, da voz daqueles que lhe contam contos de fada, trechos da bíblia, história. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.
Existem pessoas que pensam que gostar de ler é um dom, mais isso não é verdade. Gostar de ler não é um dom, como ser artesão, pintor, gostar de ler é um hábito que se adquire. Precisamos aprender a gostar dos livros, precisamos adquiri o hábito de ler, dessa forma os livros passará a fazer parte de nossas vidas como algo muito importante. A leitura, como qualquer arte, vai além da informação, e a criança precisa ser estimulada para gostar de ler e crescer um bom leitor.

Se queremos que nossos queridos livros continuem dando tantas alegrias, teremos que ensinar nossas crianças à ama-los. Pois a tecnologia cada vez mais está tomando o lugar dos livros na vida das pessoas. Quantas pessoas já deixaram de ler um bom livro, sentindo o cheiro das folhas de papéis, viajando em cada página mágica, para usar o formoso Kindl. Os livros resistirão às tecnologias digitais? Essa é uma pergunta que não sai da minha cabeça, e confesso que tenho medo da resposta. Mais me seguro em uma esperança: "Nossas crianças! Porque elas são o futuro." E cabe a nós não deixar as páginas de cada livro se apagar no tempo.


 "Vamos ensinar a nossas crianças que ler é um prazer, assim como brincar."
 
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."          

Bill Gates

21 comments

Fernanda Falleiro 24 abril, 2012

Minha mãe detesta ler é muito inquieta e acha um saco, meu pai tinha uma biblioteca enorme e lia para mim todos os dias antes de dormir. Quando consegui ler sozinha vivia com os livrinhos que ele me dava e minha mãe ficava me zoando que viraria traça igual a ele. Dito e feito. Amo ler e agradeço muito a ele por isso. Faço o mesmo com meu filho que já tem a própria bibliotequinha no seu quarto.
bjoss

HONORATO, Sandro 24 abril, 2012

Boa tarde :)
Eu comecei a ler quando criança mesmo...não por incentivo dos pais(ambos são "analfabetos") mas sim pela escola.
Excelente post :)

Abraços

RIMAS DO PRETO

Gabi 24 abril, 2012

Acho que depende da pessoa. Meus pais nunca ligaram pra livros, eu detestava todos que me passavam na escola, e hoje sou viciada na leitura. Concordo sim, que devemos estimular esse hábito e que isso é importante, mas o que leva alguém à leitura é muito mais do que o estimulo do hábito em si.

No entanto, também espero que meus filhos gostem tanto de ler quanto eu ;)

ótima postagem
Beijitos
http://www.bookpetit.com

Gabriela Silva 24 abril, 2012

Amei a nova coluna do seu blog! Realmente é um tema muito interessante, eu também comecei a gostar de ler desde criança e sinto que hoje isso fez toda a diferença! Seu texto ficou muito show parabéns! *-----*
Mil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

Yara Andrade 24 abril, 2012

Adorei a nova coluna, adorei o primeiro tema, eu não comecei a ler desde criança :( e se lia, lia bem pouco, e quando comecei a ler, comecei sem incentivo nenhum, acredita? kk
Beijos.

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Luana Feres 24 abril, 2012

Meu pai e minha mãe são apaixonados por leitura. Meu pai é mais história, adora saber um pouco de cada coisa, de cada país e cultura; gosta de conhecimento de mundo. Minha mãe é mais como eu, gosta de ficção. Ela incentivou muito a leitura do meu irmão, comprou dezenas de livros e ele nunca se interessou e quando eu nasci, 4 anos depois, minha mãe deixou os dele a minha disposição e com o tempo, fui pegando pra ler. :)

Beijo

escutaessa.blogspot.com 24 abril, 2012

Ótima a sua nova coluna e o tema abordado de hoje foi muito bom. Minha mãe sempre me incentivou a ler e foi ela que me alfabetizou. Nós duas somos as leitoras compulsivas da casa, já meu pai é mais para a área de matemática.

Beijos e obrigada pela visita hoje lá no blog
Renata
http://escutaessa.blogspot.com/
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa

Leandro de Lira 24 abril, 2012

Oi!
Adoro esta frase do Bill Gates! *-*
E concordo plenamente com a coluna. Que inclusive, eu amei!
Abraço...

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com

Sugar Blog 24 abril, 2012

Adorei!! Muito bom!
Bjs
www.sugarblog.net

Wagner Noya 24 abril, 2012

concordo ctgo por isso sou contra obrigar crianças pequenas a ler livros "paradidáticos" claro rsrs na escola acho que isso infle a criança a achar que livros são chatos ou que é uma obrigação.

amei teu blog, já estou seguindo..
http://estilo4u.blogspot.com.br/

Jacqueline Braga 24 abril, 2012

Adorei as imagens *_* e tmb o post
Eu nunca fui incentivada na infância a ler, pelo contrário, meu pai sempre reclamou que eu passava várias horas "perdendo" meu tempo lendo livros.
Ele só me deu 1 livro e mesmo assim porque eu enchi a paciência rs
Mas com meu filho farei tudo diferente. Acho impossivel ele não herdar a minha paixão pela literatura e incentivo é o que não irá faltar.
bjs

Julia G 25 abril, 2012

Nossa, eu adorei esse post! Eu conheço bem como esse incentivo ajuda, e agradeço meus pais por isso. Muito legal!

Beijos

Iasmin Guimarães 25 abril, 2012

Oi,
adorei esse novo quadro.
Eu agradeço por minha mãe influenciar minha leitura, porque tem algumas mães que nem ligam e tal. O incentivo ajuda mesmo ^^

Bjs, tem post novo no meu blog ^^
http://darkening.freetzi.com/

Angela Graziela 25 abril, 2012

O incentivo na infancia ajuda bastante
Acho muito bom quando os pais tem essa inicativa
Mas eu não comecei na infancia, mas sim depois de grande, logo depois do ensino medio

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

The Lazy Girls 25 abril, 2012

Oie...
Amei sua nova coluna, confesso que meus pais não são muito de ler mais eu sempre fui curiosa tanto que aos meus 4 anos ja lia melhor que meus primos mais velhos.
Mais foi com os paradidáticos da escola que eu me envolvi mais a ler e dai tenho esse hábito até hj! uma devoradora de livros...rsrs=]
Obg pela visita lá no blog!
tem resenha nova lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
http://falleninme.blogspot.com
Bjão

Cheiro Livros 25 abril, 2012

Sou uma babona de posts que incentivam a leitura. Post lindo. Desde de criança ler é uma paixão pra mim. É triste saber que uma das mais ricas formas de conhecimento não é bem aproveitada :(

bjs Mirella, http://cheirolivros.blogspot.com

Ellen Bueno 25 abril, 2012

Isso é verdade, eu peguei gosto pela leitura aos nove anos, e a partir dai, eu nunca mais parei de ler.
E meu primo com nove anos começou a ler, e agora não larga mais os livros!

x Ellen

World Girl-Oficial 26 abril, 2012

É bem verdade flor, eu não gosto mt de ler, mais vc tem toda razão minha mãe vive me mostrando livros e lendo pra mim, agora que eu to começando a ler um pouquinho kk



BEIJÃO AMORE! ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br

leitura hot 26 abril, 2012

Oi Polly!
Adorei o post!
Vou lembrar disso quando tiver filhos e vou incentivar à eles lerem assim como eu sou apaixonada por livros!

Beijokas
Amanda
leiturahot.blogspot.com

Renato Almeida 26 abril, 2012

Não gosto muito de livros, mas minha namorada é viciada. Passa horas e horas virando páginas! O post ficou legal, parabéns.

Amanda Alvarenga 28 abril, 2012

Amo ler!!mas ultimamente estou sem tempo! =( No momento estou lendo Uma história de família do Silviano Santiago.To achando a historia meio confusa ,um pouco sem sentido e muito misteriosa.O mais incrivel é que apesar disto quero terminar de lê-lo.Vc já ouviu falar ou já leu esse livro?
Qdo puder dá uma passadinha la no meu tbm,diz o q achou e se gostar me segue ta bom?!

poquimdemim.blogspot.com

Postar um comentário