Destaques

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Resenha: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Resultado de imagem para orgulho e preconceito
Editora: Martin Claret
Autora: JANE AUSTEN
N° de páginas: 437
ISBN: 9788572328050

A chegada de dois jovens - o rico e promissor Charles  Bingley e seu amigo, o altivo e ainda mais rico  Fitzwilliam Darcy - à vila de Longbourn causa um  grande alvoroço entre as moças da região.  Especialmente na família Bennet, cujas cinco filhas - a  bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura  Kitty e a desvairada Lydia - foram criadas com um  único propósito na vida - encontrar um bom marido.  Tudo que elas desejam são os intermináveis  compromissos sociais, bailes e jantares, oportunidades  perfeitas para cumprirem seu destino. 

O título do livro "Orgulho e preconceito" já diz tudo. Pois conta a história de uma moça  chamada Elizabeth Bennet, e de um homem chamado Darcy. Ambos cheios de preconceito e orgulho. Os dois se conhecem em um baile, que Elizabeth e suas quatro irmãs vão. Só que de cara, Elizabeth não gosta dele.
Mas ao decorrer da leitura vamos nos surpreender como amor é capaz de superar barreiras como o orgulho e o preconceito, e também as diferenças sociais.

Resultado de imagem para orgulho e preconceito


Falar desse clássico é uma honra, não tenho palavras para descrever o que sentir ao ler novamente "Orgulho e preconceito." Algum tempo atrás eu tinha lido ele, mas resolvi ler de novo para poder fazer a resenha. E posso dizer com toda certeza que esse livro é um daqueles clássicos, que todo mundo deveria ler. É um livro que envolve a gente do começo ao fim, personagens tão reais, que nós faz pensar e refletir sobre a vida, pois o enredo deste livro mostra exatamente como as pessoas eram, preconceituosas, inseguras, e principalmente orgulhosas, não muito diferente de hoje. Mas também apaixonadas, como é o caso da personagem Elizabeth Bennet.
O melhor de tudo nesse romance e que, muito diferente de outros romances que já li, ele não mostra uma moça super apaixonada, morrendo de amores, e um rapaz super gentil e sem defeitos. Ele mostra duas pessoas totalmente diferentes, orgulhosas, cheia de preconceitos, que se odeiam plenamente. O amor vem de mansinho, chega sem ser descoberto, construido gradualmente. E isso é o que mais me chamou atenção neste clássico. 
Orgulho e preconceito não é só um romance qualquer, é um relato onde podemos conhecer sobre os costumes de antigamente, costumes que me deixam pasma até hoje. Como que pode as pessoas se casar sem amor, só porque os pais determinaram isso. Minha vó se casou dessa forma, sem mesmo conhecer meu vô, o amor veio com o tempo. E quando ela me contava a história ficava sempre de boca aberta, e confusa. (Ainda bem que em muitos casos, o casamento dava certo né?!)
Resultado de imagem para orgulho e preconceito
Jane Austen soube descrever muito bem a sociedade de sua época. Recomendadíssimo.


Esse livro é uma cortesia da Editora:
Resultado de imagem para editora martin claret

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Eu já vi o filme, porém ainda quero muito ler o livro!
    Tanto ele quanto o Razão e Sensibilidade (que eu também só assisti ao filme).
    Excelente semana para você!!!
    Beijos
    Gisele Carmona
    http://giselecarmona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou super curiosa para começar a ler esse livro. Sempre li resenhas bem positivas e que enchia o livro de comentários bons (a sua é só mais uma prova disso) e acredito que isso fez minha vontade aumentar a tal ponto que mal posso esperar de terminar A Passagem para começar a lê-lo...


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    P.S.: Todos os pontos da Gincana já foram contabilizados sim.

    ResponderExcluir
  3. A resenha do "Razão e Sensibilidade" estava demais, esta então...

    Quero muito, muito, muito ler ete livro da Martin Claret! :D

    AH! E tem promoção do livro "Julieta Imortal" rolando! (:

    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  4. Este livro é lindo, foi o primeiro da Jane que li, e gostei muito!!!
    Amei sua resenha, e o filme também é maravilhoso, tenho o DVD e já assisti muitas vezes!
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca li esse livro, mas eu adoooro o filme. Vivo dizendo que vou tirar um tempo pra ler ele, mas nunca consigo. Amei o post!

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  6. Há Poliliana ! Eu tenho o livro e o filme, e muito lindo a historia.
    Amei seu post.
    Feliz Natal .
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ameeeeei a resenha!!
    Não sei porque, mas nunca tinha me interessado muito para ler os livros dessa autora, mas eu gostei mesmo das suas descrições e tudo o mais.
    Eu adoro romance de época, e isso combinado a mocinhas que não se apaixonam totalmente de cara pelos mocinhos... O livro parece realmente ótimo!
    Parabéns pela resenha

    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  8. Morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito *-* Nem o filme eu assisti, acredita? Q UAHSUAHSUAS Adorei a resenha e amei o papai noel e sua rena passando aqui no seu blog, que fofo *-* UAHSAUHSAU

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  9. Gracias por la recomendación, cuando llegan estos días tan entrañables donde compartimos ilusión y alegrías con mis mejores deseos, ¡feliz Navidad!.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  10. Polly,
    Amo este livro. É o meu favorito. O filme também é muito bom. Adorei a resenha e seu blog é lindo.
    Parabéns!
    Marina - Instante Literário

    ResponderExcluir

Instagram

© Momentos de Leitura – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in